quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PRA QUÊ COMPRAR, SE EU POSSO FAZER?

Muitas pessoas, inclusive você, e eu, raramente fazem em casa o que se pode comprar pronto no super-mercado, porém nem sempre o preço nos agrada. Eu acho um absurdo pagar tanto por coisas tão simples. Sou fã de queijos e admito que adoro todos, sem exceção. É um item indispensável no café da manhã, pois possui nutrientes, dá energia e é leve. Nada melhor que um maravilhoso queijo Cottage.
Ele é semelhante à ricota, porém é menos calórico e possui menos sódio. Aqui por São Paulo 250g desse queijo custa cerca de R$10,00, DESNECESSÁRIO!
Que tal fazer 600g de Cottage gastando apenas R$6,90? (foi o que paguei) Olha só essa receita:

INGREDIENTES:
3 litros de leite (de sua preferencia)
12 colheres de sopa de vinagre branco (existem receitas por aí que indicam usar limão, porém não usem, ele dá gosto ao queijo e fica horrível)
12 colheres de sopa de água filtrada
4 colheres de café de sal

COMO FAZER?
Disponha o leite em uma panela e quando levantar fervura, desligue.
Acrescente o vinagre e a água, deixe coalhando por 1 hora.
Com um coador de café de pano (novo, não queremos queijo com gosto de café né!) ou uma peneira e um pano, coe o leite separando o queijo do soro.
Quando o soro escorrer bem, pegue a coalhada e ponha em uma tigela, misture o sal e se quiser adicione azeite, fica uma delícia! Misture levemente para não virar creme, os gruminhos devem permanecer.
Ponha na geladeira até ele obter consistência de queijo ( umas 3 horas )
PRONTO!













O Cottage é ótimo em torradas, para fazer molhos e pizzas!
Caso queira transformar isso em patê, em cada 100g do queijo adicione 1 colher de maionese, 1 colher de azeitonas e azeite a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário